Palestras de Comunicação
Pessoas & Relacionamento
A comunicação é a base dos relacionamentos e portanto, saber se comunicar é uma forma eficiente de estabelecer conexões sociais e construir parcerias profissionais para alcançar os resultados pretendidos.
Tanto para atingir a realização profissional como para conquistar uma vida social mais equilibrada, é importante compreender os aspectos da comunicação verbal e não-verbal, além de aplicar técnicas eficazes para envolver o interlocutor e compreender a forma com que as pessoas se comunicam.
Transmitir uma ideia ou informação de forma clara e objetiva é apenas uma parte de um processo de comunicação. Normalmente o objetivo estratégico da comunicação é influenciar o interlocutor para que ele faça, de maneira consensual e legítima, uma determinada ação. Essa é a essência da persuasão.
Falar é uma necessidade social, escutar é uma habilidade pessoal e saber comunicar é uma arte!
Afinal, o que é mais importante: a Linguagem verbal
ou a não-verbal?
No processo de Comunicação, elementos verbais e não verbais são utilizados para transmitir uma mensagem. Estudos apontam que as palavras impactam apenas 7% na comunicação, enquanto o som da voz 38% e a linguagem corporal 55%.
Isso significa que, mais importante que as palavras é a forma com que falamos e interagimos com as pessoas.
a comunicação no mundo atual?
A velocidade do mundo atual demanda uma comunicação mais ágil, clara e assertiva. Isso tudo de uma forma empática, observando o contexto em que os interlocutores estão e sem se afastar dos objetivos da comunicação.
Atualmente, os meios digitais representam uma parte significativa dos caminhos disponíveis para a comunicação acontecer. Saber como utilizar e a forma adequada para cada canal representa um grande diferencial para o sucesso da Comunicação interpessoal.
Que resultados esperar?
Quais são os resultados esperados com a as palestras de Comunicação de Marco Acras?
A palestra trata de forma simples e dinâmica os aspectos funcionais do processo de comunicação, destacando a importância de compreender o estilo de comunicação de cada pessoa e de desenvolver a escuta ativa, consideradas habilidades fundamentais de todo negociador.
Além disso, os participantes irão aprender uma técnica de fácil aplicação, compreendendo como a dinâmica do som da voz pode impactar o processo de comunicação, exercendo grande influência sobre o interlocutor.
Credibilidade
Ter uma comunicação clara e objetiva favorece a percepção de uma imagem de credibilidade e transparência, tanto da mensagem quanto do interlocutor. Isto porque demonstra que o emissor está falando com propriedade sobre aquele determinado assunto, que de fato conhece e domina o tema.
Assertividade
Uma comunicação não assertiva pode gerar ruídos no processo, trazendo desgaste para os envolvidos e perda de foco. A assertividade é uma habilidade que deve ser praticada constantemente como forma de valorização do tempo, tanto do emissor como do receptor, e também para alcançar uma melhor compreensão da mensagem que está sendo transmitida.
Redução de Conflitos
Transmitir em palavras exatamente o que está pensando e saber interpretar a mensagem compreendendo seu real sentido pode ser um desafio para algumas pessoas. Considerado ser a comunicação uma das bases do relacionamento, qualquer ruído nesse processo é capaz de gerar conflitos.
Interatividade
Bons comunicadores facilmente se relacionam as pessoas, sejam clientes, fornecedores e colegas de trabalho. A Comunicação desempenha um papel fundamental na relação interpessoal.
Foco e Atenção
Uma Comunicação fluída, sem ruídos, feita de forma clara e objetivo é capaz de quebrar resistências e barreiras, facilitando a compreensão e consequentemente melhorando o nível de atenção do interlocutor.
Aprendizados
Alinhamento de valores e construção de estratégias no processo de mudança e aceleração da aprendizagem corporativa. Afinal, para aquele que está aberto para se comunicar, está mais preparado para o aprendizado.
Marco Acras
Um entusiasta dos processos de desenvolvimento humano e dos estudos de Ciências do Comportamento. Apaixonado por música, fotografia e por trabalhar com pessoas, que é o que lhe inspira a alma e o pensamento.
Ver currículo
Marco é formado em Música, Direito, Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Estratégica de Treinamento e Desenvolvimento. Adotou a música como ferramenta para conectar pessoas ao aprendizado. A parte que mais adora na música é a complexidade do silêncio
Que temas podem ser abordados nas palestras?
Níveis de escuta
A maior parte das pessoas não escuta com a intenção de compreender, mas de responder. Praticar a Escuta Ativa diminui o ruído no processo de comunicação, gera mais empatia, favorece a compreensão da informação e melhora o relacionamento interpessoal tanto entre funcionários como com clientes.
Técnicas de Conversação
Normalmente as pessoas não querem apenas transmitir uma mensagem ou ideia. Elas esperam que o outro tenha uma ação.
Para se alcançar esse objetivo é necessário compreender o meio (cenário da conversação), o perfil do interlocutor, o tempo disponível e o que o outro espera alcançar e pode oferecer.
Estilos Preferenciais
Conhecer e saber identificar se uma pessoa é mais visual, auditiva ou cinestésica conquista a atenção do interlocutor, tornando a comunicação mais fluída e interessante. Além disso, compreender como essa pessoa prefere se comunicar torna o processo mais assertivo e estratégico.
Linguagem Corporal
A linguagem Corporal impacta a comunicação em 55%, sendo um elemento fundamental para potencializar a qualidade quando se busca transmitir uma informação.
Estar atento aos sinais da linguagem corporal e também saber utilizá-los de maneira que estejam alinhados ao sentido das palavras é fator fundamental para um processo de comunicação com qualidade.
Uso da Voz
Técnicas e ferramentas para potencializar a comunicação verbal, utilizando formas de inflexionar da voz considerando os 5 elementos do som: Timbre, Altura, Velocidade, Volume e Intensidade. De que forma o cérebro interpreta cada propriedade do som.
“Mais importante na comunicação é ouvir o que não está sendo dito.”
Peter Drucker